LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
·
Surgimento da escrita.
·
Diferenciação entre símbolos, letras e números.
·
O alfabeto: letras, palavras.
·
Tipos de letras.
·
Classificação por ordem alfabética.
·
Desenvolvimento da linguagem oral, gestual e escrita.
·
Escrita do nome e de outras palavras.
·
Identificação de letras e palavras a partir do texto.
·
Criação de diálogos e histórias.
·
Complementação de histórias.
·
Pseudo-leitura.
·
Escrita espontânea e direcionada.
·
Evolução da escrita.
·
Estruturas textuais: rimas, versos, poesias, contos, receitas, jornais,
lendas, parlendas, fábulas, cartas.
·
Relatos/ conto/ reconto.
·
Pesquisas.
·
Entrevistas.
MATEMÁTICA
·
Significado de placas, sinais e símbolos.
·
História dos números.
·
Contagem.
·
Classificação e seriação.
·
Identificação e escrita dos números.
·
Associação dos números às quantidades.
·
Agrupamento e ordem numérica.
·
Solução de situações-problemas.
·
Posição no espaço e no tempo.
·
Revisão constante de conceitos matemáticos, tais como:
horizontal/vertical, igual/diferente, grande/pequeno, dentro/fora, alto/baixo,
maior/menor, muito/pouco, mais/menos, em cima/embaixo, em frente/atrás,
hoje/ontem/amanhã, dia/noite, áspero/liso/macio, cheio/vazio, pesado/leve, um
lado/outro lado etc.;
·
Nosso dinheiro (educação financeira).
·
Noções de adição e subtração.;
·
Medidas e quantidades.
·
Formas geométricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário