Este Artigo refere sobre a avaliação na educação infantil a qual não pode ser um mero exercício de cobrança de itens memorizados. Ela também não deve representar o fim do processo educacional, mas um parâmetro para repensar e retomar o ensino como um todo.
Destaca-se a função diagnóstica da avaliação considerando tanto o aluno (individualmente) como a ação pedagógica desenvolvida pela escola,
A avaliação infantil faz-se mediante o acompanhamento e registro do desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesma para o acesso do ensino fundamental,Este Artigo refere sobre a avaliação na educação infantil a qual não pode ser um mero exercício de cobrança de itens memorizados. Ela também não deve representar o fim do processo educacional, mas um parâmetro para repensar e retomar o ensino como um todo.
MODELOS DE RELATÓRIOS PRÉ II:
1 BIMESTRE
H. teve ótima
adaptação aos alunos ,professores e ao ambiente escolar.
Participa ativamente das atividades propostas, apesar de algumas
vezes reclamar antes de iniciar.
Na área da linguagem oral apresenta grande interesse em
recontar historias, além de narrar fatos
acontecidos em casa e também durante as aulas. Apresenta tom de voz alto. Está
sempre comunicando-se com um amigo inclusive durante atividades.
A linguagem escrita encontra-se na fase pre – silábica , reconhecem que as letras desempenham o papel da escrita. Compreendem
que somente com as letras é possível escrever. Porem a vinculacao com a
escrita comeca a ser percebida.
Espelha a grafia de algumas letras. Assim como alguns numerais .
O aluno é bastante dinâmico e participativo. Apresenta
liderança em meio ao grupo.
. Quando chamada atenção pela professora retrai-se e reclama
baixinho com amigos.
Quando a professora diz que vai conversar com seu responsável
responde que seu pai não vai ter tempo de ouvir .
Faz contagem oral até o numeral 30 sem dificuldade.
Participa ativamente do Projeto de Leitura.
Esta atingindo os objetivos propostos ao Pré II.
4 bIMESTRE
No decorrer do ano letivo a aluna A. teve bom rendimento
nas atividades propostas.
Participa nas atividades propostas com entusiasmo.
Na área da linguagem oral apresenta dificuldade na pronúncia
de frases longas devido à respiração ofegante.
A linguagem escrita encontra-se na fase Pré-silábica: com
quantidade e repertório variável de letras.
Apresenta boa grafia: letras pequenas e redondas. Faz
correta movimentação na escrita de letras e números. Quase não espelha.
A. demonstra insegurança quando está fazendo
atividades ”novas”, perguntando a todo o momento se está correto e, também
quando precisa cumprir alguma ordem mais complexa.
Tem bom relacionamento com o grupo.
Dificilmente tem iniciativa principalmente quando outras
meninas estão liderando alguma atividade.
Tem dificuldade em reconhecer e grafar numerais acima de 20,
invertendo a leitura e a escrita (21 leem como se fosse12). Faz contagem oral
corretamente até 29 sem dificuldade.
Teve boa participação no Projeto de Leitura.
Atingiu os objetivos propostos ao
Pré II, algumas vezes necessitando de intervenções da professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário